Trump anuncia que vai reabrir a prisão de Alcatraz, na Califórnia
Trump propõe a reabertura de Alcatraz como resposta à criminalidade nos EUA. A nova prisão visa abrigar os criminosos mais perigosos e reforçar a ideia de lei e ordem.
Donald TrumpAlcatraz, que fechou em 1963 e atualmente é um ponto turístico na Califórnia.
Segundo Trump, os EUA enfrentam problemas com criminosos cruéis e violentos, e a reabertura servirá como um símbolo de Lei, Ordem e Justiça.
Ele instruiu o Departamento de Prisões, junto ao Departamento de Justiça, FBI e Segurança Interna, a construir uma prisão substancialmente ampliada em Alcatraz para detentar os piores criminosos do país.
A ordem ocorre em um momento de conflitos de Trump com o Judiciário, por tentar enviar membros de gangues para uma prisão em El Salvador sem devido processo legal. Ele também propôs um centro de detenção em Guantánamo, Cuba, para até 30 mil detentos rotulados como os “piores criminosos estrangeiros”.
Alcatraz, situada a dois quilômetros de São Francisco, abrigou notórios criminosos como Al Capone, e foi palco de tentativas de fuga, com 36 homens tentando 14 fugas diferentes.
Um porta-voz do Departamento de Prisões afirmou que a agência “cumprirá todas as ordens presidenciais”. Atualmente, existem 16 penitenciárias de alta segurança nos EUA, incluindo as em Florence, Colorado, e Terre Haute, Indiana.