Trump anuncia tarifa de 50% sobre Brasil e cita ‘censura’ a mídias sociais dos EUA
Trump impõe tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como resposta a ações do Brasil contra Bolsonaro e práticas comerciais desleais. O presidente dos EUA anunciou também uma investigação formal contra o Brasil, ameaçando aumentos adicionais se houver retaliação.
Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, a partir de 1º de agosto.
A decisão foi uma resposta ao tratamento do Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a empresas americanas de tecnologia.
Trump afirmou que o tratamento dado a Bolsonaro é uma “desgraça internacional” e caracteriza as ações do STF como “caça às bruxas”.
Além das tarifas, o presidente dos EUA anunciou uma investigação formal contra o Brasil, devido a práticas comerciais desleais.
A Seção 301 da Lei de Comércio permite reações a ações estrangeiras que prejudicam o comércio dos EUA. As tarifas de 50% se aplicarão a qualquer produto brasileiro, e mercadorias redirecionadas também serão taxadas.
Trump também disse que empresas brasileiras podem evitar as tarifas se produzirem nos EUA. A carta não menciona taxações adicionais para países do Brics.
Após o anúncio, o presidente brasileiro Lula da Silva reafirmou a soberania do Brasil, enquanto o ministro Fernando Haddad destacou a necessidade de avaliar as declarações de Trump.
Mais cartas sobre tarifas devem ser enviadas a outros parceiros comerciais, e Trump anunciou uma alíquota de 30% sobre o Sri Lanka.
Outros países, como Argélia, Filipinas e Japão, também estão entre os notificados com novas tarifas.