HOME FEEDBACK

Trump anuncia tarifas de 25% para países que comprarem petróleo e gás da Venezuela a partir de abril

Trump anuncia tarifa de 25% sobre transações que envolvam petróleo ou gás da Venezuela. Medida visa pressionar Nicolas Maduro e retaliar a hostilidade venezuelana em relação aos EUA.

Donald Trump anunciou, em 24 de abril, que vai impor tarifas alfandegárias de 25% a todos os países que comprarem petróleo ou gás da Venezuela a partir de 2 de abril.

Trump afirma que a Venezuela é hostil aos EUA e alerta que qualquer transação relacionada ao petróleo ou gás venezuelano será afetada. Ele citou como justificativa o envio de criminosos para os Estados Unidos.

O presidente mencionou a gangue Tren de Aragua como um exemplo de ameaça. Ele também condicionou a remoção de criminosos ao presidente Nicolás Maduro repatriar cidadãos em situação irregular.

A Venezuela é o terceiro maior fornecedor de petróleo aos EUA, com 296.000 barris diários. No ano passado, exportou 660.000 barris por dia, com principais compradores sendo China, Índia e Espanha.

Trump revogou a licença da Chevron para operar na Venezuela, dando até 3 de abril para que a petroleira finalize suas atividades.

A tensão entre Caracas e Washington aumentou após os EUA invocarem uma lei de guerra e mandarem 238 venezuelanos para El Salvador, o que o governo de Maduro considera um sequestro.

Maduro cortou relações diplomáticas com os EUA em 2019. A administração Biden manteve contatos eventuais, mas a situação permanece tensa.

Trump e Biden têm a mesma posição de apoio ao líder da oposição venezuelana, Edmundo González Urrutia.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan