HOME FEEDBACK

Trump anuncia tarifas de 30% sobre União Europeia e México

Novas tarifas elevam tensões comerciais entre os Estados Unidos, a União Europeia e o México. A situação coloca em risco negociações comerciais que buscavam tarifas zeradas e um acordo abrangente para os países envolvidos.

Produtos importados da União Europeia e do México terão tarifa de 30% dos EUA a partir de 1º de agosto, segundo anúncio do presidente Donald Trump em suas redes sociais.

As tarifas foram divulgadas em cartas no Truth Social e se dirigem a líderes das duas regiões.

Recentemente, Trump também anunciou tarifas para outros países, como Japão, Coreia do Sul, Canadá e Brasil, além de uma tarifa de 50% sobre o cobre.

A União Europeia buscava um acordo comercial abrangente com os EUA, mas as negociações se mostraram desafiadoras, indicando que um acordo provisório pode ser necessário.

O bloco europeu enfrenta pressões internas: a Alemanha deseja um acordo rápido, enquanto a França alerta contra ceder às condições unilaterais dos EUA.

A série de tarifas de Trump gerou receitas adicionais significativas para o governo americano, com arrecadações alfandegárias superiores a US$ 100 bilhões no último ano fiscal, de acordo com o Tesouro dos EUA.

Leia mais em folha