HOME FEEDBACK

Trump anuncia tarifas extras de 10% a países que se alinharem ao Brics

Trump anuncia tarifa extra de 10% para países alinhados ao Brics em meio a críticas às políticas comerciais dos EUA. O bloco, formado por nações emergentes, manifesta preocupações sobre medidas tarifárias unilaterais que afetam o comércio global.

Donald Trump anunciou que irá cobrar uma tarifa extra de 10% de países que se alinharem às políticas antiamericanas do Brics.

A declaração foi feita em sua rede social Truth Social no domingo, 6, após a cúpula do grupo, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China, Emirados Árabes, África do Sul, Indonésia, Etiópia, Irã, Egito e Arábia Saudita.

No documento final da cúpula, os países criticaram as políticas tarifárias, referindo-se a elas como uma 'proliferação de ações restritivas ao comércio', sem mencionar os Estados Unidos diretamente.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou que “não há vencedores em guerras comerciais” e descreveu o Brics como uma plataforma importante de cooperação.

Trump já havia ameaçado tarifas de 100% ao Brics se o bloco abandonasse o uso do dólar no comércio, gerando interesse em sistemas locais de pagamento.

Durante a cúpula, foi decidido que o Brics continuará a discutir um sistema de pagamento transfronteiriço para facilitar o comércio e o investimento, além de condenar os bombardeios ao Irã e abordar os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.

Foi reafirmado, ainda, o posicionamento sobre a Faixa de Gaza como parte do território palestino.

Leia mais em exame