Trump anunciará medidas para "deter o crime violento" em Washington
Trump anuncia medidas para combater a violência em Washington, D.C., em resposta ao aumento da criminalidade. Críticos afirmam que os dados contradizem suas alegações, destacando a queda dos crimes violentos na cidade.
Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou que na segunda-feira, 11, revelará medidas para "deter o crime violento" em Washington D.C..
Isso ocorre após ameaças de enviar a Guarda Nacional e de possível controle federal da cidade, que é governada pelos democratas.
No Truth Social, Trump afirmou: "Washington, D.C. tornou-se uma das cidades mais violentas. E em breve será uma das mais seguras!"
O anúncio segue o envio de agentes federais para a região, após um ataque a um ex-funcionário de 19 anos durante uma tentativa de roubo.
O vice-presidente JD Vance destacou que Washington tem uma taxa de 41 assassinatos por 100 mil habitantes, superior a capitais como Brasil (13), México (8), Peru (7) e Cuba (4).
Por outro lado, os democratas acusam Trump de exagerar na narrativa de violência, apontando que os crimes violentos caíram 26% este ano e que homicídios diminuíram 12%.
Além disso, robos de veículos caíram mais de 30%, em sua maioria cometidos por menores. O congressista Mark DeSaulnier criticou a possibilidade de controle federal, considerando-a "absurda e perigosa".
O Washington Post também argumentou contra a intervenção federal, afirmando que não seria um "modelo sustentável".