HOME FEEDBACK

Trump anunciou tarifaço após cúpula do Brics e pegou diplomacia do Brasil de surpresa; entenda

Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos EUA é vista como um movimento político de Trump após a Cúpula do Brics. A decisão causou perplexidade no Itamaraty, que busca entender as motivações por trás da medida.

Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA, após a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro.

O evento, que contou com representantes de 15 países, discutiu temas como cooperação do Sul Global, reformas na governança mundial e um sistema monetário menos dependente do dólar.

A cúpula gerou reações de Trump, que ameaçou taxar países que se alinhassem às políticas do Brics. Três dias depois, anunciou a nova tarifa, que entrará em vigor em 1º de agosto.

A medida causou surpresa e perplexidade no Itamaraty, que não considera ter justificado o atrito comercial. A Embaixada brasileira em Washington só foi informada após o anúncio.

Especialistas acreditam que a tarifa é mais uma estratégia política de Trump, visando reforçar seu discurso na campanha eleitoral e atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com reações do governo brasileiro, o Itamaraty convocou o diplomata dos EUA para esclarecimentos. O ministro Fernando Haddad classificou a decisão como política e sem racionalidade econômica.

O ministro Rui Costa anunciou a criação de um grupo de trabalho para avaliar retaliação e explorar novos mercados, mantendo as negociações abertas até a data de implementação da tarifa.

Leia mais em globo