Trump aplica tarifa extra de 25% à Índia por comprar petróleo russo
Nova tarifa dos EUA sobre importações indianas reflete tensões geopolíticas. Índia critica a decisão, alegando que medidas prejudicam a estabilidade do mercado de energia.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, emitiu uma ordem executiva nesta quarta-feira (6/8) que impõe uma tarifa adicional de 25% sobre a Índia, devido à compra de petróleo da Rússia.
Com isso, a tarifa total sobre as importações indianas para os EUA sobe para 50%, mesma taxa aplicada ao Brasil a partir de hoje.
A nova alíquota será efetiva a partir das 0h01 (horário da costa leste dos EUA), 21 dias após a ordem, no dia 27 deste mês.
Trump já havia alertado sobre o aumento das tarifas, criticando a Índia por desconsiderar as mortes na Ucrânia causadas pela máquina de guerra russa.
Um comunicado da Casa Branca destacou que as ações da Rússia na Ucrânia representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA e exigem medidas rigorosas.
A importação indiana de petróleo da Rússia, segundo o comunicado, enfraquece os esforços para conter as atividades nocivas da Rússia.
O governo indiano reagiu, chamando a ameaça de Trump de "injustificada e irracional". O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal, mencionou que os EUA haviam incentivado anteriormente a importação de gás russo para estabilizar os mercados globais de energia.
Ele também defendeu que a Índia começou a importar da Rússia devido ao desvio de fornecedores tradicionais para a Europa após o início do conflito.