HOME FEEDBACK

Trump assina decreto para acabar com fianças sem pagamento de dinheiro

Trump assina decreto para acabar com fiança sem pagamento em Washington e ameaça cortar recursos federais de jurisdições que mantiverem a prática. A medida reflete a estratégia do governo para priorizar o combate ao crime em meio às eleições legislativas de 2024.

Donald Trump assina decreto para encerrar fiança sem pagamento nos EUA, ameaçando revogar recursos federais de jurisdições que a utilizem.

Durante a cerimônia, Trump afirmou: "Fiança sem dinheiro, nós vamos acabar com isso." O foco inicial será Washington, D.C., onde a polícia federal poderá acusar suspeitos de crimes federais e mantê-los sob custódia.

O presidente também assumiu controle da força policial de Washington e permitiu que a Guarda Nacional portasse armas. Ele ameaça expandir a presença militar em cidades governadas por democratas, como Nova York, Chicago e Baltimore.

A abordagem de Trump ao crime visa manter controle do Congresso nas eleições de 2024. Críticos argumentam que a fiança sem dinheiro pode arriscar a segurança pública, enquanto defensores destacam que muitos de baixa renda não conseguem pagar isso.

O decreto instrui a secretária de Justiça, Pam Bondi, a identificar jurisdições com políticas de fiança sem dinheiro e possíveis suspensões de fundos federais.

Trump chamou a política de fiança em dinheiro de “desastre” e prometeu enfrentá-la na corrida presidencial. A capital dos EUA eliminou a fiança em dinheiro na década de 1990, e o estado de Illinois também a aboliu, enquanto outros estados, como Nova York e Califórnia, reduziram seu uso.

Leia mais em folha