HOME FEEDBACK

Trump assina decreto que dobra para 50% a tarifa para entrada de aço e alumínio nos EUA

Nova tarifa de importação de aço e alumínio afeta significativamente o Brasil, um dos principais fornecedores dos EUA. Medida é vista como um duro golpe para o setor siderúrgico brasileiro, que já enfrentava desafios.

Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta terça-feira, 3, que dobra tarifa de importação de aço e alumínio de 25% para 50%. A medida será implementada à 0h1min da Costa Leste dos EUA nesta quarta-feira, 4.

Como exceção, para o Reino Unido, haverá um tratamento diferenciado, mantendo a alíquota em 25%, conforme o Acordo de Prosperidade Econômica entre os dois países, datado de 8 de maio.

O Brasil, um dos principais fornecedores de aço para os EUA, é um dos mais impactados pela nova medida. O presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Melo Lopes, afirmou que a nova ofensiva representa um “banho de água fria” para o setor siderúrgico, pegando as empresas de surpresa.

Em 2024, o Brasil foi o segundo país que mais exportou aço para os EUA, com 4,49 milhões de toneladas, um aumento de 14,1% em relação a 2023, quando as exportações somaram 3,94 milhões de toneladas.

Leia mais em estadao