Trump assinará lei tributária e orçamentária no Dia da Independência dos EUA
Trump celebra aprovação de megaprojeto orçamentário em cerimônia do Dia da Independência. A nova lei promete impulsionar gastos militares e repressão à imigração, mas preocupa com aumento da dívida nacional.
Donald Trump assinará lei orçamentária nesta sexta-feira (4), em cerimônia na Casa Branca coincidente com o Dia da Independência.
A lei é considerada uma "vitória fenomenal" no Congresso, consolidando a agenda de Trump em seu segundo mandato. Apesar de resistências internas, o projeto foi aprovado por 218 votos a 214 na Câmara de Representantes.
Trump descreveu a lei como "o maior projeto do tipo já assinado" e promete que criará a "fronteira mais forte" e a "economia mais forte" da Terra, mas há preocupações sobre o possível aumento da dívida nacional e cortes em programas de auxílio.
O projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado, almeja gastos militares elevados e financiamento para deportações em massa, totalizando US$ 4,5 trilhões e adicionando US$ 3,3 trilhões ao déficit nas próximas décadas.
Trump, que intensificou a repressão à imigração e obteve vitórias judiciais, acredita que está mais forte politicamente agora. Comentou que "os mercados já estão adorando" a nova aprovação e vislumbra uma "era de ouro da América".