HOME FEEDBACK

Trump avalia antecipar anúncio de sucessor de Powell no Fed, diz jornal

Trump considera adiantar escolha para presidência do Fed visando pressionar mudanças na política monetária. Atual presidente, Jerome Powell, é criticado por sua abordagem cautelosa em relação à taxa de juros.

Donald Trump, presidente dos EUA, está avaliando antecipar o anúncio de seu escolhido para a presidência do Federal Reserve (Fed), buscando pressionar por mudanças no comando da instituição.

A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal nesta quinta-feira (26). O objetivo de Trump é diminuição do período de transição no cargo, que atualmente é de três a quatro meses.

O atual presidente do Fed, Jerome Powell, tem mandato até maio de 2026, mas vem sendo criticado por Trump por sua postura cautelosa em manter a taxa de juros entre 4,25% a 4,5%. Trump já afirmou que os juros poderiam ser dois ou três pontos percentuais mais baixos e chamou Powell de “burro” e “idiota”.

Trump pretende anunciar o novo indicado entre setembro ou outubro deste ano, podendo ocorrer até antes, conforme a situação. O indicado também deverá passar pela avaliação do Congresso dos EUA.

Segundo fontes, Trump quer que o novo presidente do Fed possua influência no mercado, especialmente nas decisões sobre a taxa de juros.

A Casa Branca afirmou que o Fed deve buscar uma política monetária voltada para o crescimento.

Os principais candidatos para suceder Powell incluem:

  • Scott Bessent (atual secretário do Tesouro)
  • Kevin Warsh (ex-governador do Fed)
  • Kevin Hassett (diretor do Conselho Econômico Nacional)
  • David Malpass (ex-presidente do Banco Mundial)
  • Christophe Waller (membro do Conselho de Governadores do Fed)
Leia mais em folha