Trump avalia antecipar anúncio de sucessor de Powell no Fed, diz jornal
Trump considera adiantar escolha para presidência do Fed visando pressionar mudanças na política monetária. Atual presidente, Jerome Powell, é criticado por sua abordagem cautelosa em relação à taxa de juros.
Donald Trump, presidente dos EUA, está avaliando antecipar o anúncio de seu escolhido para a presidência do Federal Reserve (Fed), buscando pressionar por mudanças no comando da instituição.
A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal nesta quinta-feira (26). O objetivo de Trump é diminuição do período de transição no cargo, que atualmente é de três a quatro meses.
O atual presidente do Fed, Jerome Powell, tem mandato até maio de 2026, mas vem sendo criticado por Trump por sua postura cautelosa em manter a taxa de juros entre 4,25% a 4,5%. Trump já afirmou que os juros poderiam ser dois ou três pontos percentuais mais baixos e chamou Powell de “burro” e “idiota”.
Trump pretende anunciar o novo indicado entre setembro ou outubro deste ano, podendo ocorrer até antes, conforme a situação. O indicado também deverá passar pela avaliação do Congresso dos EUA.
Segundo fontes, Trump quer que o novo presidente do Fed possua influência no mercado, especialmente nas decisões sobre a taxa de juros.
A Casa Branca afirmou que o Fed deve buscar uma política monetária voltada para o crescimento.
Os principais candidatos para suceder Powell incluem:
- Scott Bessent (atual secretário do Tesouro)
- Kevin Warsh (ex-governador do Fed)
- Kevin Hassett (diretor do Conselho Econômico Nacional)
- David Malpass (ex-presidente do Banco Mundial)
- Christophe Waller (membro do Conselho de Governadores do Fed)