Trump avalia não taxar bens canadenses sujeitos ao T-MEC com tarifas de 35%
O governo dos EUA pode não aplicar tarifas de 35% aos bens canadenses do T-MEC. A decisão final do presidente Trump ainda está pendente, enquanto as negociações comerciais com o México avançam.
Governo dos EUA pode não aplicar tarifas de 35% a bens canadenses no T-MEC, conforme antecipou a CBC, citando um funcionário da Casa Branca.
O funcionário, que pediu anonimato, esclareceu que a tarifa não se aplicaria a produtos do acordo, mas sim a itens fora do pacto, com uma taxa de 25% desde março, devido a questões de tráfico de fentanil e imigração ilegal.
Ainda assim, esta decisão não é definitiva. Trump ameaçou, por carta, o Canadá com a tarifa a partir de 1º de agosto, caso barreiras comerciais não sejam eliminadas e Ottawa não colabore no combate ao fentanil.
As apreensões da droga na fronteira são, no entanto, consideradas insignificantes.
A situação destaca a estratégia de Trump com parceiros do T-MEC, enquanto o México negocia um acordo global com os EUA, proposto pela presidente Claudia Sheinbaum durante o G7. A delegação mexicana viajará aos EUA para discutir a proposta.