Trump chama candidato de Nova York de “maluco total”
Trump critica Zohran Mamdani, chamando-o de "comunista puro" e ameaça dificultar sua administração. Candidato democrata à prefeitura de Nova York rebate as acusações e afirma não se identificar com a ideologia comunista.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, chamou o candidato democrático à prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani, de “maluco total” e “comunista puro e verdadeiro” em uma coletiva na Casa Branca, nesta 3ª feira (1º.jul.2025).
Trump criticou os eleitores que apoiam Mamdani e prometeu dificultar sua administração caso ele vença as eleições. “Acho que vamos nos divertir muito com ele”, comentou, referindo-se ao político.
O presidente manifestou forte oposição à ideologia de Mamdani, afirmando: “Francamente, ouvi dizer que ele é um maluco total”. Ele ressaltou que a vitória de Mamdani significaria ter “um comunista pela primeira vez” nos EUA.
As declarações de Trump ocorreram antes de uma viagem à Flórida para a inauguração de uma instalação para detenção de imigrantes. Ele acrescentou que “não precisamos de um comunista” e criticou suposições sobre Mamdani querer interferir no comércio local.
Mamdani, de 33 anos, obteve a nomeação do Partido Democrata ao derrotar Andrew Cuomo nas primárias de 24 de junho e atraiu jovens com sua plataforma de esquerda.
Em suas redes sociais, Trump já tinha chamado Mamdani de “lunático”, afirmando que a esquerda está “ficando ridícula” com sua eleição.
Se eleito, Mamdani enfrentará desafios orçamentários, dependendo da cooperação federal. Trump ameaçou cortar repasses federais de mais de US$ 100 bilhões anuais para Nova York se Mamdani “não se comportar”.
Mamdani respondeu às acusações, negando ser comunista e sugerindo que os ataques de Trump visam distrair o eleitorado nova-iorquino.