HOME FEEDBACK

Trump cita tarifas em vigor sobre o Brasil e volta a defender Bolsonaro: ‘Não é desonesto’

Trump elogia Bolsonaro e critica tarifas sobre produtos brasileiros. Ex-presidente é acusado de ser o principal articulador da tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Donald TrumpJair Bolsonaro em entrevista nesta terça-feira, 15, chamando-o de “homem bom” e “respeitado”.

Trump destacou que Bolsonaro “lutou muito pelo Brasil” e que “não é desonesto”. Ele também mencionou tarifas em vigor contra o Brasil, incluindo 10% de tarifas recíprocas e 50% sobre aço e alumínio exportados desde abril.

Os comentários ocorreram antes de Trump viajar para Pittsburgh, onde participará de um encontro sobre energia e inteligência artificial.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entregou alegações finais em ação penal contra o “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado, pedindo a condenação de oito réus, incluindo Bolsonaro, destacado como “principal articulador” da ruptura do Estado Democrático de Direito.

Trump já havia justificado as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em função do processo contra Bolsonaro, classificando-o como “caça às bruxas”. Ele também comentou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas de tecnologia americanas.

Além disso, Trump anunciou uma tarifa de 19% para produtos importados da Indonésia, enquanto seu governo assegurou acesso pleno ao mercado indonésio.

Na parte geopolítica, Trump alertou que sem acordo com a Rússia em 50 dias, a situação será complicada.

Leia mais em estadao