Trump classifica como 'caça às bruxas' julgamento que condenou Le Pen
Trump defende Marine Le Pen após condenação e a classifica como vítima de uma "caça às bruxas". A mensagem reforça o apoio da extrema direita europeia por figuras proeminentes dos EUA em um contexto de afastamento político.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou apoio a Marine Le Pen, líder da extrema direita da França, após sua condenação a cinco anos de inelegibilidade por uso indevido de recursos da União Europeia (UE).
Em sua rede social Truth Social, Trump chamou o processo contra Le Pen de uma “caça às bruxas”.
Ele afirmou: “Não conheço Marine Le Pen, mas aprecio o quanto ela trabalhou duro por tantos anos. Ela sofreu derrotas, mas continuou seguindo em frente e, agora, pouco antes do que seria uma Grande Vitória, eles a condenam por uma acusação menor.”
Esse apoio de Trump se junta a outros do atual governo americano a grupos de extrema direita europeus, num momento em que os EUA se afastam dos principais países da UE.
Recentemente, o líder do Departamento de Eficiência Governamental, Elon Musk, também apoiou o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) nas eleições gerais de fevereiro.
Marine Le Pen foi considerada culpada por desviar 4,4 milhões de euros em recursos da UE para pagar seus funcionários.