Trump compara ataque a instalações iranianas, que encerraram ‘Guerra dos 12 Dias’, aos bombardeios de Hiroshima
Trump defende os ataques às instalações nucleares do Irã, ressaltando que eles foram decisivos para encerrar a guerra com Teerã. O presidente também critica relatórios de inteligência que minimizam os resultados dos bombardeios.
Donald Trump compara ataques às instalações nucleares do Irã com bombardeios em Hiroshima e Nagasaki.
Em coletiva na cúpula da Otan em Haia, Trump destacou que os ataques de sábado “encerraram a Guerra dos 12 Dias” entre Israel e Teerã, mencionando que assim como as bombas atômicas, foi “devastador”.
Ele afirmou que os aeronautas responsáveis pelos ataques são “os melhores do mundo”. Trump rechaçou um relatório de inteligência que sugeria que o programa nuclear iraniano foi adiado apenas por alguns meses, afirmando que os ataques atrasaram o desenvolvimento de armas nucleares do Irã por anos.
Trump citou um estudo da Comissão de Energia Atômica de Israel, que indicou que a usina de Fordow se tornou “totalmente inoperante” após o bombardeio.
Ele criticou o relatório de inteligência por não mencionar os possíveis danos graves em instalações em Natanz, Isfahan, e principalmente em Fordow, onde as centrífugas são subterrâneas, sugerindo que o local está destruído e com material nuclear ainda presente.
Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira