Trump confirma extensão de pausa em tarifas à UE até 9 de julho
Trump acerta nova data com a União Europeia para negociação de tarifas em meio a ameaças de altas taxações. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçou a disposição da Europa para avançar nas discussões comerciais.
Donald Trump anunciou neste domingo, 25, que aceitou dar à União Europeia uma extensão no prazo para negociações sobre tarifas.
O novo prazo é 9 de julho, conforme pedido da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Trump afirmou que a conversa foi “simpática” e que ela deseja iniciar negociações sérias.
Von der Leyen confirmou a extensão, afirmando que a Europa está disposta a avançar “de maneira rápida e decisiva”.
Após o dia 9 de julho, a “pausa” nas tarifas dos EUA se encerrará. Trump ameaçou anteriormente impor uma taxa de 50% em produtos da UE, alegando que o bloco é “difícil de lidar” e que tem tirado proveito dos EUA no comércio.
Segundo Trump, as discussões atuais não estão progredindo, mencionando um déficit comercial de mais de US$ 250 milhões por ano com a UE.
No início de abril, Trump tinha sinalizado um forte aumento de tarifas e pausou a implementação do “tarifaço” por 90 dias, também chegando a um acordo com a China para suspender tarifas mais altas por três meses.