Trump considera apoio aéreo à Ucrânia viável como parte das garantias de segurança
Trump propõe apoio aéreo dos EUA e tropas europeias para garantir segurança na Ucrânia. Presidente alerta sobre os desafios em negociações de paz e a necessidade de aceitar a realidade territorial.
Trump sugere apoio aéreo e tropas europeias para segurança da Ucrânia
Nesta terça-feira (19), o presidente americano, Donald Trump, afirmou que o apoio aéreo dos EUA e tropas terrestres europeias podem fazer parte das garantias de segurança para a Ucrânia.
Ele alertou para uma situação “difícil” se as negociações entre Moscou e Kiev falharem.
Trump referiu-se a aliados europeus, mencionando que “estão dispostos a colocar pessoas no terreno”. Ele garantiu que nenhuma tropa terrestre dos EUA seria enviada à Ucrânia e descartou a adesão do país à Otan.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esteve presente em reunião com líderes europeus na Casa Branca. Trump mencionou que França, Alemanha e Reino Unido desejam enviar tropas.
Trump acredita que o presidente Vladimir Putin pode estar cansado da guerra e apontou para a necessidade de uma cúpula bilateral entre Putin e Zelensky, sugerindo que ele poderá participar de um acordo trilateral.
Ele enfatizou que a Ucrânia deve aceitar não recuperar todos os territórios ocupados pela Rússia, incluindo o Donbass, em troca da paz. Trump destacou que a Rússia é uma “nação militar poderosa” e que a Ucrânia, por ser menor, não pode enfrentar essa força.
O presidente concluiu que a Ucrânia pode recuperar sua vida após um acordo de paz, mesmo que precise abdicar de território.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório