Trump copiou e colou parágrafo em todas as cartas anunciando tarifas
Trump envia cartas para líderes mundiais anunciando tarifas, incluindo uma taxação de 50% a produtos brasileiros. A correspondência destaca ainda questões comerciais e segurança nacional, embora contenha imprecisões sobre a relação comercial entre os EUA e o Brasil.
Donald Trump envia cartas a líderes mundiais sobre tarifas
O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), enviou 23 cartas a líderes de diversos países, comunicando a aplicação de tarifas.
A carta destinada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
Embora a maioria das cartas seja semelhante, a do Brasil cita o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Todas contêm um trecho que ameaça impor tarifas adicionais caso os países retaliem.
Trump justifica essa ação com a segurança nacional e menciona um déficit comercial.
A diferença principal entre os trechos das cartas é o percentual da tarifa e o nome do país. Por exemplo:
- Brasil: “Se, por qualquer razão, vocês decidirem aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o valor escolhido, ele será somado aos 50% que cobramos.”
- Japão: “Se, por qualquer razão, vocês decidirem aumentar suas tarifas, então, qualquer que seja o valor escolhido, ele será somado aos 25% que cobramos.”
Trump errou ao dizer que o Brasil tem um déficit comercial com os EUA, enquanto dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que a relação é, de fato, superavitária para os norte-americanos.