HOME FEEDBACK

Trump critica empresas que alertam para aumento de preços devido às tarifas

Trump pressiona empresas a não repassar tarifas a consumidores, mesmo com sinais de tensão financeira crescente no setor. Enquanto a Casa Branca defende sua estratégia de tarifas, empresas como Walmart e Mattel alertam sobre aumentos de preços inevitáveis.

Donald Trump está pressionando grandes empresas dos EUA a absorverem os custos das tarifas impostas, enquanto muitas estão avisando que precisarão aumentar preços devido à guerra comercial. Isso tem gerado um conflito entre o presidente e o setor empresarial.

Nos últimos meses, os EUA impuseram uma tarifa de 10% sobre quase todos os produtos de diversos países, com tarifas específicas para China chegando a 30%.

A Casa Branca defende que a estratégia de Trump está funcionando, mas empresas já relatam dificuldades financeiras. Economistas confirmam que as tarifas têm impacto maior sobre consumidores e empresas Americanas.

Trump criticou publicamente empresas como Walmart e Mattel após avisos de possíveis aumentos de preços devido a essas tarifas. O CEO do Walmart, Doug McMillon, alertou que não poderia “absorver toda a pressão” dos custos tarifários.

Trump exigiu que o Walmart “ABSORVA AS TARIFAS” devido aos lucros da empresa. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, comentou que os varejistas tentariam lidar com os custos.

Além disso, a abordagem agressiva de Trump em relação ao comércio traz riscos econômicos, à medida que o governo busca acordos comerciais individuais. No entanto, esses acordos ainda estão distantes.

Na segunda-feira, os mercados financeiros caíram, com preocupações sobre a agenda do presidente e seus efeitos econômicos. Enquanto isso, a inflação permanece estável, mas pode ser impactada pela guerra comercial.

Outras empresas, como Lowe's e Home Depot, também estão se preparando para resultados financeiros em meio a custos de importação elevados, podendo afetar os preços ao consumidor. As críticas da Casa Branca às empresas refletem a tensão existente com o aumento dos custos relacionados a tarifas.

Trump minimizou as preocupações sobre aumentos de preços, insistindo que esses custos não recairão sobre os consumidores, mas sim sobre o país ou as empresas.

Leia mais em folha