HOME FEEDBACK

Trump culpa Irã por ataques dos houthis e promete retaliação

Trump ameaça o Irã após ataques dos houthis a navios dos EUA e promete respostas severas. Secretário de Defesa confirma que os ataques ao Iêmen continuarão até que as agressões cessem.

Donald Trump culpou o Irã pelos ataques dos houthis a navios norte-americanos no Mar Vermelho. Em publicação na Truth Social na 2ª feira (17.mar.2025), advertiu que ações do grupo terão “consequências terríveis” para o país persa.

Trump declarou: “Qualquer ataque ou retaliação adicional pelos Houthis será respondido com grande força... Cada tiro disparado pelos houthis será visto como um tiro disparado pelo Irã”.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, confirmou que os Estados Unidos continuarão atacando o Iêmen até a cessação das agressões dos houthis.

No sábado (15.mar), Trump autorizou um ataque que resultou na morte de pelo menos 53 pessoas, incluindo 5 crianças e 2 mulheres, e deixou mais de 100 feridos. Foi a maior operação militar no Oriente Médio desde sua posse.

A ofensiva foi uma resposta aos ataques dos houthis, que desde novembro de 2023 realizaram mais de 100 ofensivas contra navios, justificando suas ações como apoio aos palestinos.

Em retaliação, os houthis atacaram, no domingo (16.mar), um porta-aviões dos EUA e seus navios de escolta no norte do Mar Vermelho, afirmando ter lançado 18 mísseis e drones contra as embarcações.

Leia mais em poder360