HOME FEEDBACK

Trump decide romper negociações comerciais com o Canadá com efeito ‘imediato’

Trump encerra negociações comerciais com o Canadá após críticas a novas tarifas digitais. O presidente americano classifica a imposição do imposto como um ataque direto e ameaça estabelecer tarifas recíprocas.

Donald Trump encerra negociações comerciais com o Canadá.

O presidente dos EUA tomou a decisão nesta sexta-feira (27) após criticar o Canadá por tributar serviços digitais de empresas americanas.

Trump afirmou que essa tributação é um ataque direto ao país. Ele destacou que o Canadá impôs tarifas de até 400% em produtos lácteos americanos durante anos.

“Com efeito imediato”, os EUA interrompem “todas” as discussões comerciais. Trump anunciou que, em sete dias, informará ao Canadá sobre a tarifa que deverá ser paga para fazer negócios com os EUA.

O ministro das Finanças canadense, François-Philippe Champagne, reiterou que o imposto digital permanecerá em vigor e que o primeiro pagamento, afetando grandes multinacionais como a Meta, ocorrerá na próxima segunda-feira.

O imposto, que retroage a 2022, será de 3% sobre a receita acima de US$ 20 milhões obtida de serviços digitais de residentes canadenses.

A aplicação do imposto fazia parte das negociações comerciais entre os países.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anunciou um acordo com o G7 permitindo que grandes multinacionais americanas evitem pagar 15% de impostos nos países onde atuam, conforme o Acordo Fiscal Global da OCDE.

Bessent afirmou que trabalharemos de forma cooperativa para implementar este acordo nas próximas semanas.

*Com informações da EFE

Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan