Trump decidirá se vai atacar o Irã nas próximas 2 semanas
Trump avalia decisão sobre ataque ao Irã e aguarda desdobramentos das negociações com Israel. Tensão aumenta após bombardeios, com ameaças de retaliação por parte do líder iraniano.
Trump decide sobre ataque ao Irã em 2 semanas
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na 5ª feira (19.jun.2025) que decidirá se atacará o Irã dentro de duas semanas.
Em comunicado, Trump informou que sua decisão dependerá dos resultados das negociações entre o Irã e Israel. Ele declarou: “Há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em breve.”
IRÃ X TRUMP
Trump ameaçou o líder iraniano, Ali Khamenei, exigindo “rendição incondicional”. As mensagens foram postadas na Truth Social na 3ª feira (17.jun) e indicam que os EUA têm “controle completo sobre os céus do Irã”.
ENTENDA O CONFLITO
Em 12 de junho, Israel bombardeou alvos militares e nucleares no Irã, alegando a necessidade de eliminar uma “ameaça iminente”. O principal alvo foi a usina de enriquecimento de urânio em Natanz.
O premier israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a operação destruiu a principal instalação de enriquecimento do Irã. Em resposta, o Irã lançou drones e vários mísseis, com Khamenei chamando os ataques de Israel de “declaração de guerra” e prometendo uma resposta “amarga e dolorosa”.