HOME FEEDBACK

Trump declara que tarifas dos Estados Unidos afetarão ‘todos os países’

Trump anuncia tarifas que impactarão todos os países em 2 de abril, em um movimento considerado generoso pelos próprios padrões americanos. A medida visa corrigir desequilíbrios comerciais e poderá arrecadar bilhões aos cofres dos EUA.

Trump anuncia tarifas que afetarão todos os países

No domingo (30), o presidente Donald Trump informou que as tarifas que pretende impor nos próximos dias afetarão “todos os países” e não apenas aqueles com maiores desequilíbrios comerciais.

Trump anunciou que a partir de 2 de abril começará a aplicar tarifas, em uma data que ele chama de “Dia da Libertação”. Ele afirmou: “Começaria com todos os países, então vamos ver o que acontece.”

Ao ser questionado sobre quais países seriam afetados, Trump disse não saber se seriam “10 ou 15” e garantiu que “não há um limite”.

Antes das declarações, analistas esperavam que as tarifas de 15% fossem direcionadas a países com mais desequilíbrios comerciais, conhecido como “os 15 sujos”.

Trump afirmou que as tarifas representam um tratamento mais “generoso” do que o que os Estados Unidos receberam de seus parceiros comerciais, afirmando: “Eles nos roubaram como nenhum país jamais foi roubado na história.”

O presidente já impôs tarifas sobre as importações de aço e alumínio, além de taxas sobre as importações da China. Em 3 de abril, entrará em vigor as tarifas sobre automóveis importados, que, segundo o assessor comercial Peter Navarro, poderiam arrecadar 100 bilhões de dólares por ano.

Com informações da AFP

Publicado por Victor Oliveira

Leia mais em jovem-pan