Trump descarta ampliação do prazo de negociação de tarifas
Trump se mostra confiante em não precisar prorrogar prazo das tarifas e cogita opções mais drásticas. Secretário do Tesouro menciona interesse de vários países em acordos comerciais, mas ressalta que nem todos podem ser concluídos até a data limite.
Trump rejeita prorrogação de tarifas comerciais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste domingo (29), que não vai ampliar o prazo de negociação das tarifas “recíprocas”, que termina em 9 de julho.
Em entrevista ao programa “Sunday Morning Futures”, ele disse: “Não acho que vou precisar”, embora tenha comentado que poderia prorrogar “sem problema”.
As declarações surgem após Trump sugerir na sexta (27) que o governo dos EUA poderia estender ou encurtar o prazo. Ele expressou o desejo de encurtá-lo, enviando cartas informando que países “estão pagando 25%”.
Trump e seu gabinete buscam alcançar metas ambiciosas nas negociações, que foram anunciadas em 2 de abril e pausadas na semana seguinte.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, comentou que “vários países estão procurando acordos muito bons”, mas nem todos poderão ser finalizados até o dia 9. A abrangência desses acordos, especialmente com Reino Unido e China, ainda não está clara.