Trump diz a círculo próximo que Musk deixará governo em breve, afirma site
Elon Musk deve se afastar de seu papel como conselheiro do governo após descontentamentos entre aliados de Trump. Apesar da saída, o bilionário continuará a receber apoio do presidente, que elogia sua inteligência e talento.
Donald Trump informa que Elon Musk deve se afastar de seu papel como conselheiro do governo nas próximas semanas, segundo o site Politico.
Apesar da satisfação de Trump com a atuação de Musk no Doge (Departamento de Eficiência Governamental), ambos decidiram que é hora dele voltar a seus negócios e adotar um papel de apoio fora do governo.
O afastamento ocorre em meio a frustrações de informantes do governo e aliados externos com a imprevisibilidade de Musk, considerado um ônus político. A situação se agravou após a derrota do juiz conservador Brad Schimel, apoiado por Musk, na eleição para a Suprema Corte de Wisconsin.
Trump já havia sinalizado a saída de Musk, afirmando: "Em algum momento ele vai querer voltar para sua empresa". O presidente elogiou a inteligência do bilionário, mas as crescentes preocupações sobre a turbulência causada pelo Doge e a queda das ações da Tesla contribuíram para a decisão.
Musk tem enfrentado críticas durante o mandato de Trump, com protestos que o classificam como o verdadeiro presidente. Trump já havia afirmado, em dezembro, que "ele não pode ser presidente" porque não nasceu nos EUA.
Como financiador da campanha de Trump, Musk contribuiu com mais de US$ 250 milhões e fez diversas publicações de apoio ao republicano.