HOME FEEDBACK

Trump diz a Israel que ataque ao Irã seria 'inadequado'

Trump alerta Netanyahu sobre riscos de ataque ao Irã enquanto busca acordo nuclear. A declaração surge em meio a pressões israelenses por ação militar e otimismo americano sobre negociações.

Donald Trump, presidente dos EUA, informou nesta quarta-feira (28) ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre os riscos de um ataque militar ao Irã enquanto se busca um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Trump afirmou: “Isso seria inadequado no momento, porque estamos muito perto de uma solução”, embora reconheça que "isso pode mudar a qualquer momento".

Apesar das tensões, Trump acredita que o Irã busca um acordo, que pode ser firmado em breve.

Os comentários ocorreram após o The New York Times relatar que Netanyahu considera um ataque unilateral às instalações nucleares do Irã. O primeiro-ministro espera um desmantelamento total do programa nuclear iraniano em qualquer acordo.

O Irã, por sua vez, declarou que permitiria a presença de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para monitorar sua atividade nuclear, caso um novo acordo com os EUA seja firmado, mantendo suas capacidades de enriquecimento de urânio para energia doméstica.

Leia mais em valoreconomico