Trump diz ‘não brincar’ quando fala sobre possível terceiro mandato nos EUA
Trump sugere a possibilidade de um terceiro mandato presidencial, desafiando os limites da Constituição dos EUA. Apesar de sua determinação, mudanças na legislação enfrentam muitos obstáculos no Congresso.
Donald Trump sugere possibilidade de um terceiro mandato como presidente dos EUA, desafiando a Constituição que limita a dois mandatos. Em entrevista à NBC, ele mencionou que “existem métodos” para isso e reafirmou: “não estou brincando”.
Atualmente em seu segundo mandato, Trump usa medidas executivas para implementar mudanças e conta com o apoio de aliados como Elon Musk. Ele afirmou que seus eleitores o pressionam para permanecer no cargo.
A Constituição exige uma maioria de dois terços na Câmara e no Senado para aprovar uma emenda que permita um terceiro mandato, o que é improvável, pois os republicanos não detêm essa vantagem. Outra opção seria uma convenção constitucional, que precisaria de apoio de dois terços dos estados e sua ratificação por três quartos, enfrentando dificuldades políticas.
Sobre a possibilidade do seu vice-presidente, J.D. Vance, renunciar para ceder o cargo a ele, Trump afirmou que essa é uma estratégia válida, mas sem entrar em detalhes sobre outras.
Vale ressaltar que os EUA nunca passaram por uma convenção constitucional, e todas as 27 emendas da Constituição foram aprovadas pelo Congresso. Qualquer tentativa de mudança nas regras de reeleição de Trump encontrarão forte resistência no atual cenário político.
*Com informações da AFP