HOME FEEDBACK

Trump diz não ligar se carros estrangeiros ficarem mais caros

Trump aposta em aumento da compra de veículos americanos com nova tarifa de 25% sobre importações. Pesquisa revela preocupação dos consumidores com os preços mais altos e enfatiza a necessidade de redução de custos.

Trump espera que consumidores optem por carros americanos diante de tarifas de 25% sobre veículos e peças importados.

Em entrevista à NBC News, Trump afirmou: "Não me importo se eles aumentarem os preços" e que os consumidores irão migrarem para carros fabricados nos EUA.

Questionado sobre avisar montadoras para não aumentarem preços, Trump disse: "Nunca disse isso" e reafirmou a expectativa de que aumento de preços levará à compra de veículos americanos.

Peter Navarro, conselheiro comercial de Trump, declarou que as tarifas começarão esta semana e arrecadarão US$ 100 bilhões, com um total potencial de US$ 600 bilhões. Ele comentou que será "o maior corte de impostos da história americana" para trabalhadores de colarinho azul.

Navarro também argumentou que as tarifas não resultarão em inflação, pois "estrangeiros vão absorver a maior parte disso".

A General Motors importa diversos modelos, incluindo picapes Chevrolet Silverado do México e SUV da Coreia do Sul. Uma pesquisa da CBS-YouGov mostrou que 64% dos americanos acreditam que Trump não está se dedicando o suficiente a reduzir preços, e 55% acham que ele foca demais em tarifas.

Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, previu um crescimento na produção de carros americanos em um a dois anos.

A partir da próxima semana, haverá novas tarifas de 25% para todos os veículos importados e peças-chave. Analistas do JPMorgan estimam que os preços dos automóveis subirão em média 11%.

Leia mais em folha