Trump diz que Brasil faz 'caça às bruxas' contra Bolsonaro e que ele só deve ser julgado nas urnas
Trump defende Bolsonaro e critica Brasil por processos judiciais. Além disso, o presidente americano ameaça tarifas adicionais a países que apoiam políticas do Brics.
Donald Trump publicou apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e criticou o Brasil pelos processos contra ele, relacionados a acusações de tentativa de golpe de Estado.
Trump afirmou: "O Brasil está fazendo uma coisa terrível na forma como trata o ex-presidente... Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO."
Ele elogiou Bolsonaro como um líder forte e negociador duro em comércio. Além disso, declarou estar atento à suposta "caça às bruxas" contra Bolsonaro e seus apoiadores.
Trump continuou: "O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ!"
Em um clima de tensão entre Estados Unidos e Brics, Trump ameaçou tarifas extras de 10% sobre países que apoiarem a política antiamericana dos Brics, a partir de 1º de agosto.
Essa tensão aumentou desde sua vitória nas eleições de 2024, com alertas para possíveis sanções econômicas, especialmente após iniciativas do Brics de utilizar moedas locais nas transações comerciais.
A recente cúpula do Brics, com presença do presidente Lula, reafirmou o compromisso com o uso de moedas locais e condenou as tarifas dos EUA, que prejudicam o comércio internacional.
Mais informações em instantes.