Trump diz que cabe à China iniciar negociação tarifária: 'A bola está no telhado deles'
EUA afirmam que cabe à China tomar iniciativa para negociação tarifária. Porta-voz destaca que o país asiático precisa do consumidor americano e que presidente Trump está aberto ao diálogo.
Governo dos EUA afirma que a China deve dar o primeiro passo para um acordo tarifário. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, destacou que "a bola está no telhado deles".
Ela afirmou que os EUA não precisam fazer um acordo, pois não há diferença entre a China e outros países quanto a isso, exceto pelo seu tamanho.
Leavitt acrescentou que a China quer o que todos os países desejam: "o consumidor americano". Ela enfatizou que o presidente Donald Trump está aberto a negociações, mas a China precisa iniciar esse processo.
A guerra comercial começou durante a presidência de Trump e intensificou em 2 de abril com o anúncio de tarifas recíprocas para o resto do mundo, que foi suavizado uma semana depois devido a quedas nos mercados.
Porém, enquanto as tarifas sobre a maioria dos países foram reduzidas para 10%, Trump aumentou as taxas sobre produtos chineses para 145%, e a China respondeu com tarifas de 125% sobre produtos americanos.