Trump diz que cessar-fogo está em vigor: “Não o violem”
Trump confirma cessar-fogo entre Irã e Israel após 12 dias de conflito e pede respeito ao acordo. Israel afirma ter alcançado todos os objetivos na operação contra a ameaça nuclear iraniana.
Donald Trump, presidente dos EUA, confirmou um acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel em sua publicação na rede social Truth em 24.jun.2025. Ele pediu que as partes “não o violem”.
O cessar-fogo foi anunciado na noite anterior, encerrando uma guerra de 12 dias entre os dois países.
Explosões foram ouvidas em Teerã durante a madrugada do dia 24, coincidentes com sobrevoos de aviões militares. A agência AFP reportou os incidentes.
O governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, aceitou o acordo, informando que foi feito “em total coordenação com Trump”. Qualquer violação resultará em resposta “vigorosa”. Israel afirmou ter alcançado todos os objetivos da Operação Leão Crescente.
Segundo o comunicado israelense, as FDI (Forças de Defesa de Israel) obtiveram controle total sobre Teerã e causaram sérios danos à liderança militar iraniana.
Trump informou que a pausa no conflito durará 12 horas, após as quais o conflito será considerado encerrado.
A imprensa iraniana reportou que os últimos ataques contra Israel ocorreram antes do início do cessar-fogo, que se seguiu a 4 ondas de ataques a alvos israelenses, resultando em pelo menos 4 mortos e 12 feridos.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi, inicialmente negou a existência de um cessar-fogo, mas depois confirmou que a ofensiva contra Israel continuou “até o último minuto”, encerrando-se às 4h no horário de Teerã.