Trump diz que destituiu diretora do Fed por suposta fraude hipotecária
Trump destitui diretora do Federal Reserve após alegações de fraude hipotecária. Lisa Cook, que não pretende renunciar, é a primeira mulher negra a ocupar o cargo.
Donald Trump destitui diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, devido a suposta fraude hipotecária.
O anúncio foi feito em uma carta publicada nas redes sociais do presidente, onde ele afirmou que "o povo americano precisa ter plena confiança na honestidade" dos membros do Federal Reserve.
Cook, a primeira mulher negra na diretoria do Fed, disse não ter "nenhuma intenção de renunciar" e foi alvo de críticas de Trump e de seu aliado William Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação.
Pulte alegou que Cook designou um condomínio em Atlanta como residência principal, enquanto também declarou sua casa em Michigan como tal. Além disso, ele está investigando uma propriedade de Cook em Massachusetts.
Cook, que leva a sério questionamentos sobre seu histórico financeiro, está reunindo informações para responder a perguntas legítimas.
Atualmente, Cook é uma das três diretoras do Fed cuja permanência ultrapassa o governo de Trump, que possui dois diretores aliados no conselho. Recentemente, Cook votou a favor de manter a taxa de juros entre 4,25% e 4,5%, contradizendo a pressão de Trump por uma redução significativa.