Trump diz que é preciso discutir ‘possíveis trocas de território’ na Ucrânia
Trump sugere discussões sobre trocas de território na Ucrânia em reunião com Zelensky e líderes europeus. Ele expressa otimismo em buscar garantias de segurança e um futuro acordo de paz.
Reunião na Casa Branca: O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus para discutir a situação na Ucrânia.
Trump mencionou a necessidade de falar sobre “possíveis trocas” de território, referindo-se às exigências da Rússia para a paz. Ele disse: “Devemos discutir as possíveis trocas de território”, considerando a situação atual da zona de guerra.
A proposta envolve a cede de regiões como Donetsk e Lugansk à Rússia, algo que Kiev considera intolerável e contrário à sua Constituição.
Trump também disse que, durante seu encontro com Putin, o russo “concordou que a Rússia aceitaria garantias de segurança para a Ucrânia”. Ele expressou otimismo sobre a possibilidade de um acordo para dissuadir futuros conflitos.
O presidente americano comentou que as nações europeias “vão suportar grande parte do peso” para garantir a segurança da Ucrânia.
Além disso, Trump mostrou vontade de discutir um potencial cesar-fogo imediato, embora tenha descartado por ora essa possibilidade. Ele planeja telefonar para Putin após a reunião.
Zelensky também se mostrou “preparado para uma cúpula trilateral”. Líderes europeus presentes na reunião incluíram:
- Mark Rutte - Secretário-geral da Otan
- Ursula von der Leyen - Presidente da Comissão Europeia
- Emmanuel Macron - Presidente da França
- Alexander Stubb - Presidente da Finlândia
- Keir Starmer - Primeiro-ministro do Reino Unido
- Giorgia Meloni - Primeira-ministra da Itália
- Friedrich Merz - Chanceler da Alemanha
Com informações da EFE