HOME FEEDBACK

Trump diz que está disposto a permitir que trabalhadores imigrantes permaneçam em fazendas nos EUA

Empresas agrícolas enfrentam grave crise com esvaziamento da força de trabalho imigrante. A escassez de trabalhadores pode resultar em prejuízos significativos na colheita e aumento dos preços dos alimentos.

Batidas contra imigrantes estão esvaziando fazendas nos EUA, causando o apodrecimento da safra.

O presidente **Donald Trump** anunciou que está disposto a permitir que trabalhadores imigrantes de fazendas permaneçam no país, desde que os fazendeiros respondam por eles.

No evento da feira estatal de Iowa, Trump mencionou que **trabalha com o Departamento de Segurança Interna** para auxiliar os fazendeiros que dependem de mão de obra imigrante.

Os agricultores enfrentam um declínio no número de trabalhadores, devido a ações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), parte da sua política migratória.

  • Economistas afirmam que muitos trabalhadores agrícolas estão no país ilegalmente.
  • Douglas Holtz-Eakin, ex-diretor do Escritório de Orçamento do Congresso, estima que **80% dos trabalhadores no campo são estrangeiros** e quase metade está em situação irregular.
  • A perda dessa mão de obra pode encarecer alimentos para os consumidores.

Lisa Tate, de uma família de fazendeiros, destacou que 70% dos trabalhadores deixaram os campos devido às batidas do ICE, e alertou que isso resultará em safra não colhida.

Ela afirmou que a maioria dos norte-americanos não deseja fazer o trabalho de colheita, o que pode levar os produtores à falência.

Outros fazendeiros relataram que a falta de mão de obra está fazendo as plantações apodrecerem, especialmente durante a época de pico da colheita.

Uma equipe de 80 pessoas foi reduzida a apenas **17** em uma fazenda devido à ausência de trabalhadores.

Leia mais em globo