HOME FEEDBACK

Trump diz que falará com Putin para acabar com ‘banho de sangue’ na Ucrânia

Trump planeja conversa com Putin para discutir cessar-fogo na Ucrânia, após negociações diretas entre Rússia e Ucrânia. Enquanto isso, novos ataques russos resultam em mortes de civis na região.

Donald Trump anunciou neste sábado (17) que conversará com Vladimir Putin para tentar encerrar o “banho de sangue” na Ucrânia.

A declaração ocorreu um dia após as primeiras negociações diretas em Istambul em mais de três anos de guerra.

O Kremlin informou que um encontro entre Putin e o presidente ucraniano Volodimir Zelensky só será possível com um acordo prévio. Trump pediu um cessar-fogo incondicional de 30 dias.

A porta-voz do secretário de Estado americano, Tammy Bruce, declarou que os EUA buscam um fim duradouro à guerra. O acordo de troca de prisioneiros entre os países foi o único resultado concreto após a reunião de sexta-feira.

Zelensky criticou a Rússia por perder a chance de um cessar-fogo e pediu aos aliados que ampliem as sanções contra Moscou. Ele se reuniu com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, para discutir as sanções eficazes.

Enquanto isso, a situação no terreno é crítica. Um ataque em Sumi matou nove civis, enquanto bombardeios em Kherson deixaram dois mortos e 13 feridos. Kharkiv também registrou mortes e ferimentos devido a ataques russos.

As negociações em Istambul duraram pouco mais de uma hora e meia, mas tiveram avanços limitados, com exigências russas que foram consideradas inaceitáveis por fontes ucranianas.

Trump se posicionou como mediador, enfatizando que um encontro entre ele e Putin poderia ajudar no progresso das negociações.

Leia mais em jovem-pan