Trump diz que fará Espanha 'pagar o dobro' por não concordar em repassar 5% à Otan
Trump critica Espanha por não investir em defesa e ameaça negociar acordo comercial bilionário. Presidente afirma que Madrid terá que "pagar o dobro" para compensar a recusa nos gastos com a Otan.
Donald Trump criticou a recusa da Espanha em investir 5% do PIB em defesa, como exigido pela Otan.
Durante uma coletiva em Haia, o presidente dos EUA afirmou que irá negociar um acordo comercial "diretamente" com Madri e que o país "pagará o dobro" para compensar a situação.
Trump insistiu: "Vou negociar diretamente com a Espanha. Eles vão pagar." Apesar disso, a Espanha negocia acordos comerciais como membro da União Europeia.
Os comentários vêm em meio a negociações entre Washington e Bruxelas, onde Trump ameaça tarifas de até 50% para corrigir déficits comerciais considerados "injustos".
Trump afirmou que a Espanha é "o único país" que se recusa a pagar, chamando a situação de injusta, e destacou que "a economia está indo muito bem", mas pode colapsar se algo ruim ocorrer.
Ele também mencionou que a Espanha é "o mais hostil" dos membros da Otan em relação ao aumento dos gastos com defesa, reiterando: "São o único país que não paga."
O foco de Trump na cúpula da Otan é fazer com que todos os aliados se comprometam com um aumento na cota de gasto para 5% nos próximos dez anos.