HOME FEEDBACK

Trump diz que Harvard é uma piada e não deveria receber fundos federais

Trump critica Harvard e impõe pressão sobre universidades da Ivy League por atos antissemitas. A Casa Branca ameaça cortar fundos federais e exige mudanças nas instituições de ensino superior.

Donald Trump renovou ataques a universidades americanas, incluindo Harvard, afirmando que ela é uma piada e não merece receber fundos federais.

No Truth Social, Trump afirmou: "Harvard ensina ódio e estupidez" e criticou a instituição por não ser um "lugar decente de aprendizagem".

Seis universidades da Ivy League estão sob pressão da Casa Branca, que alega que permitiram atos antissemitas durante os protestos contra a guerra na Faixa de Gaza.

O governo exige ações dessas instituições, como auditorias das opiniões de alunos e professores, para evitar a retirada de subsídios. Harvard foi a primeira a desafiar as ameaças, recusando-se a cumprir as exigências.

Em retaliação, o governo anunciou o congelamento de US$ 2,2 bilhões em fundos federais e ameaçou retirar vantagens fiscais da universidade.

A Universidade Columbia cedeu parcialmente, aceitando algumas demandas do governo, o que gerou críticas de que isso encoraja mais ataques.

O reitor de Harvard, Alan Garber, reafirmou que a universidade não abandonará sua independência nem seus direitos constitucionais.

As exigências incluem cortes em programas e departamentos que abordem diversidade e histórias não gloriosas da América, como a escravidão e o extermínio de indígenas.

Essas demandas refletem a ideia central do trumpismo, que vê as universidades como instrumentos do "marxismo cultural", afastadas do cidadão médio americano.

Leia mais em folha