Trump diz que irá conversar com o Irã na próxima semana
Trump sugere novas negociações com o Irã enquanto admite possibilidade de conflito. O presidente destaca a exaustão de ambas as partes e reafirma os danos ao programa nuclear iraniano.
Donald Trump anunciou que irá conversar com o governo iraniano na próxima semana, sem descartar a possibilidade de um reinício da guerra entre Israel e Irã, apesar do recente cessar-fogo.
Durante entrevista após a cúpula da Otan, Trump não detalhou a nova negociação com o Irã, que acontece após a campanha aérea israelense iniciada no dia 13. Uma reunião entre negociadores americanos e representantes iranianos estava agendada para discutir um novo acordo sobre o programa nuclear.
“Nós vamos conversar com eles [o Irã] na próxima semana, talvez assinemos um acordo. Não sei, para mim, não acho que seja necessário”, disse Trump.
Ao ser questionado sobre a guerra, Trump afirmou que “um dia pode recomeçar. Talvez possa recomeçar em breve”, destacando que ambos os lados estão exaustos. Ele também afirmou que a capacidade nuclear do Irã foi “obliterada” pelos ATAQUES dos EUA nas instalações de Fordow, Natanz e Isfahan.
Trump contradisse um relatório de inteligência dos EUA que dizia que os bombardeios apenas atrasaram o programa nuclear iraniano por alguns meses. Em uma comparação polêmica, ele disse que os ataques eram semelhantes aos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, afirmando que isso “pôs fim a uma guerra”.