HOME FEEDBACK

Trump diz que Irã não removeu nada de instalações nucleares antes de ataque dos EUA

Trump afirma que o Irã não removendeu urânio antes do ataque; secretários de Defesa defendem operação e criticam cobertura da mídia. Avaliações preliminares indicam que o estoque de urânio enriquecido do Irã permanece intacto após os bombardeios americanos.

Donald TrumpIrã não removeu urânio enriquecido de suas usinas antes do ataque americano, em post nas redes sociais na quinta-feira (26).

Durante uma coletiva de imprensa, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto, General Dan Caine, discutiram a efetividade dos ataques.

Fontes do Financial Times relataram que o estoque de urânio altamente enriquecido do Irã, cerca de 408 quilos, permaneceu intacto e não estava concentrado em Fordow no momento do ataque.

General Caine declarou que a operação foi planejada e que as bombas “funcionaram conforme o planejado”. Ele mencionou que o Irã havia tentado cobrir os poços com concreto, mas a tampa em Fordow foi destruída pela primeira bomba.

Trump elogiou a coletiva, sugerindo que a mídia deveria “pedir desculpas” aos militares dos EUA.

Hegseth criticou a cobertura da mídia sobre a inteligência inicial, que sugeria que os ataques não destruíram totalmente o programa nuclear do Irã.

Ele afirmou que o presidente Trump “criou as condições para acabar com a guerra” e que os resultados das avaliações de danos levam tempo. Caine reforçou que a Força Conjunta não avalia suas próprias operações, deixando essa tarefa para a comunidade de inteligência.

Leia mais em valoreconomico