HOME FEEDBACK

Trump diz que não enviará tropas americanas como garantia de paz à Ucrânia

Trump garante que não enviará tropas dos EUA à Ucrânia e apoia a liderança europeia no conflito. Presidente se diz otimista sobre a relação entre Putin e Zelensky após conversa recente.

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que não enviará tropas americanas à Ucrânia em um futuro acordo de paz com a Rússia, destacando que as nações europeias devem liderar a questão.

Em entrevista à Fox News, ele garantiu: “Vocês têm a minha garantia” de que não haverá tropas americanas na Ucrânia, enfatizando seu objetivo de evitar mortes.

Trump se reuniu com Vladimir Putin no Alasca e, em seguida, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca. Ele disse que “haverá algum tipo de segurança” para Kiev, embora não dentro da Otan, e que as forças militares europeias, como as da França, Alemanha e Reino Unido, estarão presentes.

Trump expressou surpresa ao notar que Putin e Zelensky se dão “um pouco melhor do que pensava”, o que o levou a organizar uma reunião apenas entre os dois líderes, ao invés de uma cúpula trilateral.

Ele também mencionou uma “calidez” em sua relação com Putin, que se cumprimentaram de forma afetuosa em sua conversa.

Sobre a comunicação com Putin enquanto líderes europeus estavam na Casa Branca, Trump explicou que não o faria para respeitar o sentimento deles. “O presidente Putin não queria falar com o pessoal da Europa”, disse.

Por fim, Trump considerou a conversa com Putin “muito boa” e afirmou que ambos estão abertos a um encontro entre Zelensky e Putin. O Kremlin, no entanto, reduziu expectativas sobre um encontro imediato, indicando que deve ser “minuciosamente preparado.”

Leia mais em exame