Trump diz que ‘não tolerará’ continuação de julgamento por corrupção contra Netanyahu
Trump manifesta apoio a Netanyahu e critica julgamento por corrupção em meio a tensões no Oriente Médio. O presidente dos EUA afirma que a proteção a Israel não deve ser prejudicada por questões judiciais enfrentadas pelo primeiro-ministro.
Trump defende Netanyahu: No dia 28, o presidente Donald Trump afirmou que os EUA “não tolerarão” o julgamento por corrupção do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Trump declarou em sua plataforma Truth Social: “Os EUA gastam bilhões para proteger Israel. Não vamos tolerar isso”.
Ele questionou como Netanyahu pode negociar um acordo com o Hamas enquanto está em tribunal. Isso ocorre após um tribunal israelense rejeitar o pedido de Netanyahu para adiar suas audiências por duas semanas, que estavam programadas para retomar na próxima semana.
A defesa de Netanyahu pediu o adiamento mencionando “desenvolvimentos na região” pós-guerra com o Irã e durante o conflito em Gaza. O julgamento, que começou em maio de 2020, inclui acusações de corrupção, mas Netanyahu nega as irregularidades.
Trump já havia solicitado em junho que o julgamento fosse “cancelado imediatamente” e pediu um indulto para Netanyahu, referindo-se a ele como “um grande herói”.
As acusações contra Netanyahu incluem aceitar mais de 260 mil dólares em itens de luxo de multimilionários e tentativas de negociar cobertura favorável em meios de comunicação.
Trump conclui: "Os EUA salvarão Israel e salvarão Bibi Netanyahu".
Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula