HOME FEEDBACK

Trump diz que planeja enviar sistemas de defesa Patriot para a Ucrânia

Trump anuncia envio de baterias de defesa Patriot à Ucrânia após críticas a Putin. O presidente destaca que novas armas serão financiadas pela União Europeia e indica uma mudança em sua postura em relação ao apoio militar a Kiev.

Presidente Trump: EUA enviarão mais baterias de defesa aérea Patriot para a Ucrânia.

No domingo (13), Trump afirmou que ainda não decidiu a quantidade, mas garantiu que a Ucrânia receberá as baterias, as quais são necessárias "desesperadamente".

Clique Notícias: O anúncio precede sua "principal declaração" sobre a guerra na Ucrânia, prevista para esta segunda-feira, com nova ajuda militar a Kiev.

Trump expressou frustração com a intransigência de Vladimir Putin nas negociações de paz, agora no quarto ano de conflito.

Na segunda-feira, o secretário-geral da Otan se encontrará com Trump em Washington, juntamente com o ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, que negocia dois sistemas Patriot adicionais para a Ucrânia.

Trump ressaltou que os EUA "não estão pagando nada" pelas novas armas, que serão financiadas pela União Europeia. A responsabilidade pelo custo das armas ficará com a Otan.

Esta medida marca uma mudança na postura de Trump, que havia adiado novos envios de armas desde o início de seu segundo mandato, buscando negociar com Putin.

Até agora, a Ucrânia recebia armas dos EUA apenas com o orçamento restante da administração Joe Biden, e Trump se opôs a buscar mais fundos, acreditando que isso endureceria Putin.

Leia mais em valoreconomico