Trump diz que poderá se encontrar com Putin e Zelensky na Turquia
Trump considera reunião em Istambul com Putin e Zelensky para discutir paz na Europa. Líder ucraniano expressa gratidão e esperança de que o presidente dos EUA participe do encontro.
Trump considera reunião em Istambul com Putin e Zelensky para discutir o fim da guerra na Europa.
Em declaração nesta 2ª feira (12.mai.2025), Donald Trump afirmou sobre a possibilidade de um encontro, caso vê chance de acordo entre os dois países.
Vladimir Putin propôs a reunião, com Zelensky aceitando encontrar-se na 5ª feira (15.mai).
Trump indicou interesse em viajar para a Turquia, mas disse não ter certeza por conta de sua agenda ocupada. Ele estará no Oriente Médio de 3ª feira (13.mai) até 6ª feira (16.mai) para discutir acordos econômicos com países produtores de petróleo.
O presidente dos EUA ressaltou a importância da reunião na Turquia, clamando para que “não subestimem a 5ª feira”. Disse ainda que acredita que “coisas boas podem sair dessa reunião” e pediu o fim do "banho de sangue".
Em uma publicação no X (ex-Twitter), Zelensky agradeceu o apoio de Trump ao cessar-fogo e exprimiu a esperança de que o presidente dos EUA possa comparecer.
Putin não detalhou as medidas a serem discutidas na reunião, reafirmando o compromisso russo por uma paz duradoura. O governo russo ainda não confirmou se Putin irá pessoalmente ou se enviará um representante.