HOME FEEDBACK

Trump diz que “quase ninguém apareceu” no Brics

Trump critica o Brics em cúpula no Rio, chamando o grupo de "pequeno" e ameaçando tarifas de 10%. Ele destaca a ausência de líderes importantes e a resistência dos países em se alinhar às políticas do bloco.

Donald Trump criticou a cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro em 6 e 7 de julho de 2025, chamando o grupo de “pequeno” e “desaparecendo”.

O presidente dos EUA questionou a tentativa do Brics de acabar com a dependência do dólar e ameaçou aplicar tarifas de 10% sobre países do bloco.

A reunião foi presidida por Luiz Inácio Lula da Silva, mas contou com a ausência de Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China).

Trump afirmou: “Qualquer um que esteja com o Brics, vamos tarifar em 10%. Eles tiveram uma reunião e quase ninguém apareceu.”

O Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi expandido em 2023 para incluir Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.

A Arábia Saudita pode ser o 6º país mencionado por Trump, mas ainda não formalizou adesão ao grupo.

No primeiro dia da reunião, o Brics declarou que cada país tem o direito de definir seus próprios marcos regulatórios sobre IA, além de criticar as medidas coercitivas dos EUA.

Trump reiterou em 8 de julho a aplicação das tarifas. Ele também mencionou a possibilidade de tarifas de 100% se o Brics criar uma moeda alternativa ao dólar, conforme já havia declarado nos primeiros meses de 2025.

Leia mais em poder360