HOME FEEDBACK

Trump diz que quer acordo comercial justo com a China

Trump destaca a importância de um acordo comercial justo com a China, enquanto negociações continuam. O presidente sugere que tarifas podem ser ajustadas nas próximas semanas, mas permanece cauteloso sobre resultados imediatos.

Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que está em negociação com vários países, incluindo a China, para alcançar um acordo comercial justo.

Em declaração no Air Force One, Trump disse que não planeja conversar com o presidente chinês Xi Jinping nesta semana, mas que as autoridades dos EUA estão em diálogo com a China sobre diversos assuntos.

Questionado sobre um possível anúncio de acordo comercial nesta semana, Trump respondeu que pode “muito bem ser”, mas não forneceu mais detalhes.

Desde que impôs, em 2 de abril, uma tarifa de 10% sobre a maioria dos países, Trump e suas principais autoridades têm se reunido com parceiros comerciais. A tarifa foi acompanhada de um aumento nas taxas para diversos parceiros, que estão suspensas por 90 dias. Tarifas de 25% foram impostas sobre automóveis, aço e alumínio, além de 145% sobre produtos da China.

Trump mencionou a possibilidade de não atingir um acordo com alguns países, sugerindo que poderia estabelecer uma tarifa em algumas semanas. A natureza dessa tarifa não está clara, mas ele pode estar se referindo às tarifas que devem entrar em vigor em 8 de julho.

Trump reiterou sua crença de que a China tem “nos roubado há muitos anos” no comércio global, criticando a iniciativa do ex-presidente Richard Nixon de se aproximar do país.

Em entrevista à NBC News, Trump pareceu otimista sobre um potencial acordo, ressaltando que foi “muito duro com a China” e afirmando que Pequim quer chegar a um acordo. “Nós paramos”, disse ele, enfatizando a importância de um acordo justo.

Leia mais em infomoney