Trump diz que rebeldes huthis do Iêmen ‘se renderam’ e EUA suspenderão bombardeios
Trump declara rendição dos huthis no Iêmen e encerra bombardeios imediatamente. Anúncio acontece em um contexto de conflitos regionais e tensões no Mar Vermelho.
Trump anuncia rendição dos huthis no Iêmen
Nesta terça-feira (6), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que os rebeldes huthis do Iêmen “se renderam” e prometeu um cessar-fogo imediato.
O anúncio foi feito no Salão Oval ao lado do primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Trump afirmou: “Eles não querem mais lutar” e que os bombardeios serão interrompidos.
Os huthis, aliados do Irã, realizaram ataques com mísseis e drones contra Israel e navios no Mar Vermelho desde o final de 2023, em apoio aos palestinos em Gaza.
Trump acrescentou que a informação sobre a rendição veio de uma “fonte muito, muito boa”. Os ataques dos rebeldes afetaram o tráfico no Canal de Suez, uma importante rota marítima.
Os EUA, sob o governo de Joe Biden, iniciaram ataques contra os huthis em 2024, mas a gestão de Trump retomou as operações desde 15 de março, atingindo mais de 1.000 alvos no Iêmen.
Fonte: AFP
Publicado por Fernando Dias