Trump diz que Rússia 'terá que responder' ao ataque da Ucrânia
Trump relata conversa com Putin sobre a guerra na Ucrânia e o Irã. Presidente americano destaca necessidade de resposta russa aos ataques ucranianos e avança discussões sobre acordo nuclear.
Donald TrumpVladimir Putin que durou “aproximadamente uma hora e quinze minutos” nesta quarta-feira (4).
Trump afirmou que a Rússia “terá que responder” ao ataque de drones da Ucrânia, que ocorreu durante as negociações para um cessar-fogo na guerra.
Na Truth Social, Trump mencionou que discutiu sobre a guerra na Ucrânia e o Irã. Ele destacou a possibilidade de um novo acordo nuclear com Teerã, afirmando que Putin também não quer que o Irã tenha armas nucleares.
Sobre a Ucrânia, Trump declarou que a conversa não “levará à paz imediata” e que a Rússia “terá que responder ao ataque às bases aéreas”. Ele disse que discutiram ataques de ambos os lados, ressaltando:
“Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que levará à paz imediata. O presidente Putin afirmou, com firmeza, que terá que responder ao recente ataque às bases aéreas”.
Trump também criticou o Irã por atrasar as negociações do novo acordo e mencionou que Putin poderá ajudar nessas discussões.
“Afirmei ao presidente Putin que o Irã não pode ter uma arma nuclear e, nesse ponto, acredito que estávamos de acordo.” Trump concluiu que os EUA precisam de uma “resposta definitiva” do Irã sobre um possível acordo “em um período de tempo muito curto!”