Trump diz que tarifas dos Estados Unidos afetarão 'todos os países'
Trump anuncia tarifas gerais para todos os países, começando em 2 de abril. O presidente garante que a medida visa corrigir desequilíbrios comerciais e arrecadar recursos substanciais.
Trump anuncia tarifas comerciais para todos os países
No domingo (30), o presidente Donald Trump afirmou que as tarifas a serem impostas afetarão "todos os países" e não apenas aqueles com desequilíbrios comerciais.
As tarifas começarão a partir de 2 de abril, data que Trump denominou de "Dia da Libertação".
Segundo Trump, a aplicação das tarifas começará de forma ampla: "Começaria com todos os países". Ele não sabe quantos países serão afetados, mencionando apenas "10 ou 15".
Inicialmente, analistas esperavam que as tarifas de 15% fossem direcionadas apenas aos países com maiores desequilíbrios comerciais, rotulados como "os 15 sujos" pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Trump argumenta que essas tarifas são um tratamento mais "generoso" do que o que os EUA receberam de seus parceiros comerciais, afirmando: "Eles nos roubaram como nenhum país jamais foi roubado na história".
Atualmente, Trump já impôs tarifas sobre importações de aço e alumínio, e a partir de 3 de abril, as tarifas sobre automóveis importados entrarão em vigor.
De acordo com Peter Navarro, assessor comercial de Trump, as tarifas sobre automóveis podem arrecadar até US$ 100 bilhões (R$ 576 bilhões) por ano.